jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2018

Meu escritório é economicamente rentável, devo me preocupar com a gestão jurídica?

Em time que está ganhando, se mexe?

Felipe Palhares, Consultor Jurídico
Publicado por Felipe Palhares
há 9 meses

Pois bem... esse é um ponto que permeia diversos fatores, que podem influenciar na decisão de aprimorar ou não um negócio. Portanto, vamos dividir em três partes a análise.

Indivíduo. Cada indivíduo possui uma visão de mundo (desenvolvida a partir de suas experimentações e vivências) e é a partir dela que projetamos nosso futuro, fazemos planos e definimos metas de onde, como e quando queremos chegar. É com base nessa visão que mensuramos, também, qual será o ponto máximo de desenvolvimento do nosso negócio. Ou seja, somos nós, e nossos sócios, que devemos determinar o quanto nosso escritório pode e deve crescer.

Portanto, cabe a nós, enquanto sociedade de advogados, determinar qual será o tamanho da nossa ambição (o que é diferente de ganância) e se iremos desenvolver todo o potencial do nosso negócio. No entanto, é importante ressaltar que, como empreendedores, devemos estar em constante mudança, assumindo desafios e riscos calculados. Por isso, repensar o negócio e desenvolver uma gestão profissionalizada dos serviços jurídicos é, sim, uma preocupação válida.

Insegurança. Apesar de muitos de nós conseguirmos ultrapassar as nossas padronizações mentais e aceitarmos nosso posicionamento enquanto empreendedores, por vezes, esbarramos no medo e na insegurança. Profissionalizar a gestão de um escritório é um momento de mudança e quebra de paradigmas, por isso é importante entender e estar preparado para sair completamente da zona de conforto. A incerteza do sucesso em implantar essas mudanças nos causa mal-estar. No entanto, podemos facilmente amenizar esse sentimento ao contar com o suporte de um profissional qualificado, que nos auxiliará em cada etapa dessa mudança, como, por exemplo, um consultor em gestão jurídica.

Por fim, podemos estar com um câncer em nosso órgão mais sensível, o bolso, e não estarmos percebendo. Isso mesmo. O que o diaadia nos mostra é que grande parte dos escritórios que já estão consolidados no mercado e que possuem uma rentabilidade razoável, mas que não profissionalizaram a gestão, estão perdendo dinheiro e tempo, sem que percebam a situação, pois as informações se desencontram ou não existem. Ainda não conseguiram notar que poderiam pôr fim à perda de dinheiro, aumentando ainda mais a lucratividade, e que isso só não ocorre por falta de mudança de postura na gestão do escritório.

Se você possui um escritório consolidado no mercado e acredita que o seu negócio pode atingir patamares acima dos que atinge hoje, mas ainda não consegue enxergar como realizar isso, comece a levar em consideração a profissionalização da gestão do seu escritório.

Mas se você está iniciando o seu escritório e acredita que profissionalização da gestão é para grandes escritórios e, portanto, não se identificou com esse artigo, clique aqui e veja o que preparei para você.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)