jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2018

Meu escritório ainda é pequeno, devo me preocupar com a gestão jurídica?

Isso é grande demais para mim, talvez no futuro eu precise.

Felipe Palhares, Consultor Jurídico
Publicado por Felipe Palhares
há 9 meses

Se você e seus sócios são pessoas ambiciosas (diferente de gananciosos), provavelmente precisam profissionalizar a gestão jurídica do escritório. Mas entenda: o futuro é agora!

Um dos nossos grandes erros é acreditar que a mudança do mercado jurídico é lenta e que a tecnologia ainda vai demorar para ganhar o espaço do advogado. Ocorre que ignoramos o fato de que várias empresas estrangeiras e algumas brasileiras já estão utilizando a Inteligência Artificial e a Robotização para substituir advogados e, assim, reduzir custos. Destacar-se no mercado é um desafio cada vez maior e o escritório que não se adaptar a essa realidade irá ficar obsoleto e perderá espaço no mercado.

A profissionalização da gestão jurídica é, hoje, um fator muito importante de destaque no mercado, tanto que muitas empresas contratam somente escritórios com controladoria jurídica e gestão profissional dos serviços. A tendência é que esse movimento se torne cada vez mais forte e que a gestão jurídica passe a ser o principal fator de diferenciação no mercado jurídico.

Ainda que o ocorra a aderência às grandes tecnologias, a gestão profissionalizada continuará sendo um fator de diferenciação no mercado jurídico. Isso ocorre por dois principais motivos: (1) é necessário que pessoas realizem o manuseio dessas ferramentas e, (2) a capacidade produtiva intelectual humana ainda não pode ser reproduzida por nenhuma tecnologia. Além disso, gerir profissionalmente o seu negócio desde o início permite que o advogado possa exercer sua atividade com maior segurança, agilidade e qualidade e eficácia, pois terá mais tempo para se desenvolver intelectualmente e atender melhor seu cliente, tornando-se, assim, um profissional de destaque.

Além da concorrência com a tecnologia, o advogado empreendedor precisará enfrentar os desafios do crescimento do seu negócio. No escritório de advocacia, como em toda empresa, crescer muitas vezes é dolorido e estar preparado para acontecimentos inesperados (como aumento repentino da carteira do cliente, mudança legislativas, grandes propostas de negócio, etc.) é fundamental para a saúde do negócio como um todo. A garantia de que no futuro nossos serviços serão prestados com segurança, qualidade e eficácia está em nossa habilidade de manter em nossas mãos a gestão do nosso negócio, desde a fase bebê do empreendimento até a fase adulta, sempre alinhando a gestão ao investimento em pessoas e tecnologia.

Ainda, o escritório que se profissionaliza no início de sua jornada, além de ter todos os ganhos mencionados acima, evitará de perder dinheiro no futuro, pois o mercado irá cobrar o preço da desorganização interna e quando esse momento chega, o custo financeiro e de tempo que deverá ser despendido para, então, profissionalizar a gestão será bem maior. Quanto melhor for a gestão do seu negócio e maior a sua visão da importância desse desenvolvimento, menor será suas perdas no futuro.

Por ser a gestão jurídica um fator de diferenciação no mercado e uma ferramenta que garante o desenvolvimento saudável do negócio e o desenvolvimento profissional do advogado, com crescimento seguro do negócio, menores riscos ao empreender e produtividade com qualidade, aquele escritório que decidir não profissionalizar sua gestão desde o início do seu negócio terá maiores dificuldades de crescer e, ainda que consiga crescer, não terá controle do seu negócio e pode ter dificuldades em se manter no mercado.

Se você já elevou o seu negócio a outros patamares, mas ainda tem dúvidas quanto à profissionalização da gestão jurídica, então clique aqui e veja o que preparei para você.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)